sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Apps do Android no Windows Phone?




O Windows Phone cresceu muito no ano de 2014, principalmente no número de aplicativos na loja que hoje já passam dos 500 mil, mesmo assim ainda faltam apps de conteúdo especifico, ou que trazem o serviço de forma completa e aprimorada. Infelizmente é algo que não depende somente da Microsoft, vemos que a mesma vem promovendo ações para atrair grandes empresas com seus apps já consolidados no mercado das demais plataformas, mas também na conquista de novos desenvolvedores oferecendo ferramentas que facilitam o trabalho da criação do app.
      Nos últimos dias voltou a polêmica de que, segundo Tom Warren do The Verge, o Windows Phone permitirá o uso de apps do Android rodando em seus sistema. Mas pera ai! Como assim os "robôzinhos" invadindo Redmond? Deu uma louca em Satia Nadella, só pode... Tio Bill já está sabendo disso? Calma pessoal, sem pânico pois isso é apenas mais um dos rumores e pessoalmente acho que esse é dos fracos mesmo assim está recebendo uma audiência mais do que merecida já que se analisarmos friamente sobre o andamento nas ações da Microsoft nos últimos meses chegamos a certeza que isso não se tornará realidade. Antes de fazer essa análise que tal pegar gancho na entrevista que Rudy Huyn fala sobre esse assunto, ele comenta justamente que uma atitude dessa seria a decretar a morte do jovem SO como foi o caso do OS/2 e do BlackBerry que transformaram seus ecossistemas para emularem aplicativos do Android.

      Pontos negativos não faltam para evitar essa ação, algumas perguntas deixam claro isso. Se você não tivesse smartphone e fosse comprar um, iria preferir o que roda um sistema que tem seus próprios apps que foram feitos para aquela identidade ou iriam optar pelo outro aparelho com um sistema que tenta se adaptar com aplicativos de outro sistema? Acho que nem preciso esperar os comentários desse post para descobrir a respostas né? E quanto aos desenvolvedores, que interesse eles teriam em produzir apps para o Windows Phone se eles poderiam fazer para o Android e assim tê-los nos dois sistemas, mesmo sabendo que no WP não teria uma boa otimização. Outro fator importante seria a total desvalorização da Windows Phone Store, não iriam chegar mais games e apps na Loja, cada vez menos a empresa iria lucrar com compras de apps e isso afetaria diretamente o lucro dela. 
      Voltando a falar do que a Microsoft já fez que mostra o porque isso ficará apenas nos tweets de Tom, quem observa atentamente cada notícia sobre campanhas e ações voltadas ao Windows Phone pode perceber que o foco agora não é somente em vender aparelhos, em fazer o Lumia ser conhecido por todos e assim limpar a mente dos que receberam a lavagem cerebral das parceiras da Google que dizem que o smartphone"Tem que ter Android". Agora o alvo principal é atrair desenvolvedores, seja empresas com foco nesse trabalho, desenvolvedores que lançam seus próprios apps para Android e iOS e também para aqueles que sequer digitaram sua primeira linha de código. Diversas campanhas da MSFT são feitas em vários países para trazer novos desenvolvedores para plataforma, recentemente ouve uma ação em que o "Dev" que trouxesse seu game do Android ou iOS para o Windows Phone iria participar do sorteio de vários Lumias 830. 
      Mas não só com brindes a empresa busca atraí-los, na hora de "meter a mão na massa" ela também procura oferecer a melhor experiência possível, ferramentas como o Visual Studio e o conceito de Universal Apps entre outras coisas possibilitam que o Dev tenha maior otimização na criação do app, tenha menor burocracia na publicação na loja e consequentemente ocupe menos tempo obtendo maior e melhor resultado aproveitando ao máximo o código do aplicativo tendo ele tanto para Windows como para Windows Phone.
      Um papel muito importante e que não é de conhecimento da maioria dos usuários é a dos Evangelists, traduzindo livremente: Evangelistas. Mas fique tranquilo que a função deles não é de colocar a mão em sua cabeça e pregar alguma religião como o nome teoricamente sugere, várias empresas possuem esses tipos de funcionários que fazem todo um trabalho por de trás dos bastidores. No caso da Microsoft, especificamente sobre o Windows Phone os Techinical Evangelists, como o nosso amigo Marlon Luz, tem a missão de entrar em contato com empresas e desenvolvedores que possuem interesse em lançar seus apps para a plataforma, passam boa parte do tempo indo em busca de micro empresas onde vários devs querem lançar ou trazer seus portfólios de apps para o WP, além de acompanhar toda caminhada do desenvolvedor desde a criação como o aproveitamento do código até o lançamento do aplicativo. Talvez até não pareça, mas é um trabalho árduo e de grande contribuição para o sistema, sem eles vários apps que hoje adoramos poderiam não ter chegado ou surgido no Windows Phone e além disso eles plantam a semente em pessoas que no futuro bem próximo podem nos trazer grandes novidades.

Quando falamos de grandes nomes temos que lembrar de que a Microsoft se esforça cada vez mais para trazer grandes games e o fato dela já ter diálogo com algumas empresas graças ao mundo Xbox isso fez com que a cada dia um novo game seja lançado, recentemente tivemos a chegada do esperado Cand Crush que faz sucesso nos outros sistemas e que no WP não é diferente, também tivemos a notícia de que chegará o game "Pou" nesse ano de 2015. 
      Então é isso pessoal, com tudo que analisamos nesse post deixamos de lado essa ideia de que a Microsoft vai andar para trás com uma possível permissão de apps do Android circulando no sistema dela. Ficamos na torcida de que 2015 seja um ano ainda melhor para o Windows como um todo, já que agora teremos apenas um sistema rodando em dispositivos diferentes, que surjam novos Rudy's mas não só para suprir lacunas de apps que não chegam de forma oficial mas para trazer grandes ferramentas como MixRadio... Lumia Selfie que nasceram no nosso sistema.
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário